India Chronicles

Kolkata ou Calcutá

Kolkata ou Calcutá, é outra das grandes cidades da India, a par de Mombai e Dehli. É a capital do estado de Bengala e situa-se no leste do país, perto da fronteira do Bangladesh.

É uma das zonas da India de maior paixão e cultura futebolística. E foi precisamente o futebol que me trouxe pela segunda vez a esta cidade para jogar contra o clube mais popular da região: East Bengal.

Como sempre que viajo aproveito um pouco do meu tempo para conhecer alguns pontos turísticos das regiões que visito, o  contacto com a cultura e o contacto a população.

Aqui deixo algumas dessas minhas impressões visuais:

– O Memorial Victoria é  talvez o monumento mais emblemático desta cidade fundada em 1690 pela Companhia Inglesa das Indias Orientais e que foi capital da India britânica entre 1833 e 1912.

– Visitei, nos arredores da cidade em Dakshineswar, um dos mais importantes santuários  Hindu – Templo de Kali – na margem oriental do rio Hooghly.

– Esplanade é uma zona comercial no coração de Kolkata, pejada de prédios de estilo britânico.

– Como em todas as cidades indianas estamos sempre em contacto com um transito caótico, uma enorme poluição sonora, enormes contrastes de casas, cores e pessoas.