Em Fevereiro de 1968 os Beatles foram para um retiro de meditação transcendental para a India, a convite de Mahrashi Mahesh Yogi. Instalaram-se na Academia Internacional de Meditação, em Rajaji, um enorme parque de 14 hectares no norte do país, perto de Rishikesh, região considerada a capital do mundo yoga.
Ao principio correu tudo bem mas após algumas semanas Ringo Starr e Paul McCartney regressaram à Europa por uma discussão com o Maharashi alegadamente por causa do consumo de drogas.
Em Abril foi a vez de John Lennon e George Harrisson deixarem o retiro, desapontados supostamente pelo comportamento do Maharashi, que se estaria a aproveitar da forte publicidade que eles traziam para o seu centro e para o negócio. Mas ao que consta o Maharashi terá assediado sexualmente a atriz Mia Farrow e a sua irmã Prudence, também elas instaladas no retiro.
John Lennon estava mesmo revoltado e quando o Maharashi lhe perguntou porque se ia embora ele respondeu: “ Se és tão cósmico (if you are so f….ing cosmic), deves saber a razão”. Mas o facto é que Lennon não esqueceu o incidente e escreveu uma música chamada “Maharashi” mas George Harrisson convenceu-o a mudar o titulo porque eram chocantes as insinuações a Mahrashi. A musica passou a chamar-se “ Sexy Sadie” mas a referência é evidente.
“Sexy Sadie what have you done/ You made a fool of everyone.”
Sexy Sadie
https://www.youtube.com/watch?v=t46NwqF1NzE
John Lennon também não se esqueceu da irmã de Mia Farrow e escreveu uma canção com o seu nome “Dear Prudence”.
Estas duas canções assinadas por John Lennon estão no album dos Beatles – The White Album – lançado no final de Novembro de 1968. É considerado um dos seus melhores albuns onde a maioria das canções foi composta durante este periodo de meditação em Rishikesh.
Lennon diria mais tarde que “escrevi as minhas melhores musicas lá”
“Dear Prudence”
https://www.youtube.com/watch?v=UQmznZFi8Ho
Uma das canções de Lennon que foi escrita para este album mas não foi incluída, e que descreve as suas memórias neste retiro spiritual, chama-se “India,India”. Ficou guardada nos arquivos de John Lennon e só recentemente é que foi descoberta.
É uma excelente música com uma letra elucidativa :
“India, take me to your heart / Reveal your ancient mysteries to me”
“I sit here at your feet so patiently”.
“I’m waiting by the river but somewhere in my mind / I left my heart in England with the girl I left behind”, provavelmente à sua ex-mulher Cynthia
“India, India”