Ruídos de Inveja

John Lennon e a India

By April 2, 2018 No Comments

Em Fevereiro de 1968 os Beatles foram para um retiro de meditação transcendental para a India, a convite de Mahrashi Mahesh Yogi. Instalaram-se na Academia Internacional de Meditação, em Rajaji, um enorme parque de 14 hectares no norte do país, perto de Rishikesh, região considerada a capital do mundo yoga.

 

Ao principio correu tudo bem mas após algumas semanas Ringo Starr e Paul McCartney regressaram à Europa por uma discussão com o Maharashi alegadamente por causa do consumo de drogas.

 

Em Abril foi a vez de John Lennon e George Harrisson deixarem o retiro, desapontados supostamente pelo comportamento do Maharashi, que se estaria a aproveitar da forte publicidade que eles traziam para o seu centro e para o negócio. Mas  ao que consta o Maharashi terá assediado sexualmente a atriz Mia Farrow e a sua irmã Prudence, também elas instaladas no retiro.

John Lennon estava mesmo revoltado e quando o Maharashi lhe perguntou porque se ia embora ele respondeu: “ Se és tão cósmico (if you are so f….ing cosmic), deves saber a razão”. Mas o facto é que Lennon não esqueceu o incidente e escreveu uma música chamada “Maharashi” mas George Harrisson convenceu-o a mudar o titulo porque eram chocantes as insinuações a Mahrashi. A musica passou a chamar-se “ Sexy Sadie” mas a referência é evidente.

“Sexy Sadie what have you done/ You made a fool of everyone.”

Sexy Sadie

https://www.youtube.com/watch?v=t46NwqF1NzE

John Lennon também não se esqueceu da irmã de Mia Farrow e escreveu uma canção com o seu nome “Dear Prudence”.

Estas duas canções assinadas por John Lennon estão no album dos Beatles – The White Album – lançado no final de Novembro de 1968. É considerado um dos seus melhores albuns onde a maioria das canções foi composta durante este periodo de meditação em Rishikesh.

Lennon diria mais tarde que “escrevi as minhas melhores musicas lá”

“Dear Prudence”

https://www.youtube.com/watch?v=UQmznZFi8Ho

Uma das canções de Lennon que foi escrita para este album mas não foi incluída, e que descreve  as suas memórias neste retiro spiritual, chama-se “India,India”. Ficou guardada nos arquivos de John Lennon e só recentemente é que foi descoberta.

É uma excelente música com uma letra elucidativa :

“India, take me to your heart / Reveal your ancient mysteries to me”

“I sit here at your feet so patiently”.

“I’m waiting by the river but somewhere in my mind / I left my heart in England with the girl I left behind”, provavelmente à sua ex-mulher Cynthia

 

“India, India”

https://www.youtube.com/watch?v=kStyPurc1pI