India Chronicles

Casa Figueiredo em Goa

By April 2, 2018 No Comments

Num pacato vale verdejante em  Lotulim, nos arredores da cidade de Margão, ergue-se uma mansão contruida no final do século XVI, antes do Taj Mahal, que é a mais antiga casa portuguesa de Goa.

A casa pretence a Georgina de Figueiredo, que tem a particularidade de ter sido a primeira mulher a ser eleita deputada para a Assembleia da Republica em Portugal.

Juntamente com a sua filha Maria de Fátima Albuquerque, ela ocupa-se da manutenção desta casa, com amor, dedicação e  paixão.

A casa é a residência da familia mas tem uma das suas bonitas alas convertida em turismo de habitação. Local ideal para desfrutar de paz e silêncio com enorme comodidade. A beleza da casa, da paisagem, o pôr do sol e o chilrear das inúmeras espécies de aves  são motivos  para gostarmos  de estar aqui.

Para além disso é uma casa museu, de riquíssimo recheio, com peças únicas, que valem a pena uma visita guiada com as explicações minuciosas por parte da mãe e da filha.

Percorrendo os salões, os corredores e os quartos podem observer-se  cristais e espelhos que vieram da Bélgica e da França, lindíssimas porcelanas chinesas,  um berço com 360 anos feito por hindus que Maria de Fátima recorda com um brilho no olhar  porque nele dormiu nos primeiros meses da sua vida, ou os bacios para os quartos feitos pela Companhia das Indias.

Falando das Companhia das Indias a casa orgulha-se de ter um serviço exclusivo com o brasão da familia.

A peça mais emblemática e marcante é um contador feito em marfim e pau rosa, existem muito poucos no Mundo. Mas este é único com  os pés assentes em quarto leões.

Mas existem muito mais peças e detalhes para serem vistos mais em pormenor e que merecem uma visita mais profunda.

Como nota final, tenho de referir um aspecto que torna a visita a esta casa obrigatória: gastronomia. Como sabe bem desfrutar de pratos típicos da culinária portuguesa em terras da India!!! O caldo verde, a caldeirada, os pasteis de bacalhau, os croquetes, o vinho, que delicia!

Inesquecível o almoço e a tarde bem passada no seio desta familia e amigos portugueses. (na foto à minha direita, a mãe e a filha)

Recordando AmáliaRodrigues

Numa casa portuguesa fica bem, pão e vinho sobre a mesa…

É só amor, pão e vinho, E um caldo  verde, verdinho, a fumegar da tijela..

É uma casa portuguesa ,com certeza, é com certeza uma casa portuguesa!!